top of page

O QUE É A LAMP

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, "cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais".

Em vista disso, a Medicina Paliativa é uma área em que é necessário avaliar o ser humano em seu caráter biopsicossocial, tem como objetivo o humanismo no cuidar e não o curar, e utiliza princípios éticos para realizar procedimentos.

Por todos esses aspectos, a LAMP foi fundada em Novembro de 2015 por quatro acadêmicas de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares. 

O principal objetivo da LAMP é desenvolver o aprimoramento do acadêmico dos cursos da área da saúde da UFJF-GV no que tange a humanização, educação em saúde, concretização dos objetivos de ensino, pesquisa e extensão, na busca do aperfeiçoamento científico na área de Medicina Paliativa para melhor formação profissional.

Assim, a LAMP propõe atividades teóricas e práticas para que o estudante observe o ser humano por uma visão holística e compreenda o processo saúde-doença, discutindo enfoques éticos e respeitando a autonomia do paciente, para que exponha suas prioridades e objetivos.

PRINCÍPIOS DOS CUIDADOS PALIATIVOS

· Fornecer alívio para dor e outros sintomas estressantes como astenia, anorexia, dispnéia e outras emergências oncológicas.
· Reafirmar vida e a morte como processos naturais.
· Integrar os aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao aspecto clínico de cuidado do paciente.
· Não apressar ou adiar a morte.
· Oferecer um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença do paciente, em seu próprio ambiente.
· Oferecer um sistema de suporte para ajudar os pacientes a viverem o mais ativamente possível até sua morte.
· Usar uma abordagem interdisciplinar para acessar necessidades clínicas e psicossociais dos pacientes e suas famílias, incluindo aconselhamento e suporte ao luto.​

"O sofrimento humano só é intolerável quando ninguém cuida"

Cicely Saunders

OLÁ,

nós somos a Liga Acadêmica de Medicina Paliativa (LAMP)

SIGA

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

Estamos à disposição para quaisquer dúvidas sobre os cuidados paliativos.

Escreva-nos!!

Success! Message received.

bottom of page